Ponto-cego no
Morumbi é uma das preocupações da Fifa em visita a SP
Thales Calipo
Em São Paulo
A delegação da
Fifa iniciou a sua maratona de inspeções nas candidatas à sede da Copa do Mundo de 2014 por São Paulo. Nesta sexta-feira, os membros da entidade máxima do futebol, entre outros eventos, participaram de uma apresentação técnica sobre o Morumbi, estádio que representará a capital paulista. Uma das preocupações levantadas pelos inspetores foi a presença de pontos-cegos no local.
os representantes da Fifa não irão se pronunciar durante a viagem sobre os detalhes técnicos da inspeção, não foi divulgado quais e quantos são os pontos em que o torcedor não tem visão total do gramado do Morumbi. Além disso, outros aspectos foram abordados no encontro, segundo o secretário municipal de esportes, Walter Feldman, que participou da apresentação.
"Foi uma reunião bem técnica. Eles perguntaram sobre a visibilidade, os vestiários e a estrutura que será montada para a imprensa", revelou Feldman, sem dar mais detalhes sobre a participação dos membros da Fifa na apresentação, conduzida pelo arquiteto Ruy Othake, responsável pelo projeto de modernização do Morumbi.
Logo após a reunião, que aconteceu no auditório localizado no Museu do Futebol, no Pacaembu, os membros da Fifa posaram para fotos e, depois de uma breve explicação do presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Caio Luiz de Carvalho, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, discursou.
"Tivemos uma reunião aqui em São Paulo e começaremos a nossa viagem de nove dias pelas 17 candidatas para colher o máximo de informações e decidir quais serão as 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo", afirmou Weil. A decisão final da Fifa sairá no dia 20 de março, quando a entidade anunciará o nome das escolhidas em Zurique, na Suíça.
Ainda em São Paulo, a delegação da Fifa sobrevoou de helicóptero alguns pontos da cidade. Na sequência, o grupo participou de uma reunião com representantes da Infraero. As melhorias que serão feitas nos aeroportos de Cumbica e Congonhas, além do Campo de Marte, estavam na pauta.
Logo após o encontro com os responsáveis pela candidatura de São Paulo, os representantes da Fifa viajam a Porto Alegre para dar sequência às inspeções. Além da capital gaúcha, a comitiva passará ainda por Florianópolis (SC) neste sábado.
A viagem continuará por Curitiba e Rio de Janeiro (01/02), Belo Horizonte e Brasília (02/02), Goiânia e Campo Grande (03/02), Cuiabá e Rio Branco (04/02), Manaus e Belém (05/02), Salvador, Recife e Natal (06/02) e, por último, Fortaleza (07/02). Maceió não entregou os documentos necessários dentro do prazo e, por isso, está eliminada da disputa, ficando fora também da inspeção
Corinthians se arma para chegar à liderança diante do Oeste
O Corinthians depende apenas de uma vitória sobre o Oeste de Itápolis, no Pacaembu, para ficar com a liderança provisória do Campeonato Paulista neste sábado. Na terceira colocação com 7 pontos ganhos, a equipe de Mano Menezes precisaria torcer contra Palmeiras (9 pontos) e São Paulo (7) no domingo para permanecer no primeiro lugar.
Escudero se junta ao Corinthians no Parque Ecológico
TIMÃO PARANAENSE
A Gazeta do Povo noticiou que o J. Malucelli passará a se chamar Corinthians Paranaense a partir de 5 de fevereiro. O distintivo do clube levará a bandeira do Estado de São Paulo, assim como o do homônimo e parceiro paulista, porém o nome Paranaense e a sua própria data de fundação.
SÃO PAULO
Mesmo com qualidade, Muricy lamenta elenco reduzido
Luiz Ricardo Fini
São Paulo (SP)
O São Paulo fez um bom trabalho na janela de transferências e, além de segurar sua equipe titular do ano passado, também efetuou a contratação de sete jogadores. No entanto, apesar de reconhecer que o Tricolor tem um elenco qualificado, o técnico Muricy Ramalho lamenta pela quantidade pequena de atletas que tem à disposição.
"Temos já uma base do time, o único problema é o numero de jogadores. Temos 20 jogadores, sendo que o Eduardo Costa está machucado. Estamos olhando também a base com carinho, já que os meninos estão voltando de férias", afirmou.
Na verdade, o elenco do Tricolor é formado por 24 atletas (contando os quatro goleiros - Rogério, Bosco, Denis e Leonardo). O que Muricy necessita é de mais jogadores para compor o treinamento e também para ocupar o banco de reservas quando tiver o desfalque de alguns titulares.
Eduardo Costa está vetado até mesmo dos treinamentos, pois se recupera de uma tendinite no joelho. Já os garotos da base estão em férias desde o fim da participação na Copa São Paulo e, por isso, não podem completar as atividades dos profissionais. Quando os jovens voltarem aos trabalhos, o técnico deverá alçar alguns deles ao elenco principal.
O meia Oscar e o volante Wellington, que já vinham fazendo parte do grupo profissional, devem ser reintegrados quando voltarem das férias. Muricy também observará outros nomes para promover.
Confira o elenco atual do Tricolor
Goleiros Rogério Ceni, Bosco, Denis e Leonardo
Zagueiros André Dias, Miranda, Renato Silva, Rodrigo e Aislan
Laterais Joilson, Junior César e Wagner Diniz
Meio-campistas Jorge Wagner, Eduardo Costa, Hernanes, Arouca, Jean, Hugo, Richarlyson e Zé Luis
Atacantes Washington, Borges, André Lima e Dagoberto
SANTOS
Bolaños é regularizado e pode estrear diante do Ituano
Recuperado, Fabiano Eller volta ao time. Domingos segue fora.
Adaílton não acredita que desgaste tenha sido o responsável pelo empate
O zagueiro Adaílton, titular do Santos no empate desta quinta-feira, em 1 a 1, com o Mirassol, na Vila Belmiro, tratou de minimizar a questão física como a responsável pela queda de produção da equipe no segundo tempo da partida. Para o defensor, o que falou ao Peixe foi apresentar um melhor futebol dentro de campo e frieza na hora de liquidar a disputa.
PALMEIRAS
Toninho confirma: atacante Ortigoza é o novo reforço do Palmeiras
Marcelo Belpiede
Guarulhos (SP)
O atacante José María Ortigoza já está realizando exames médicos em São Paulo e deverá assinar contrato com o Palmeiras nas próximas horas. O acerto entre o clube do Parque Antártica e o jogador paraguaio de 21 anos foi confirmado nesta tarde de sexta-feira pelo gerente de futebol Toninho Cecílio, no embarque da delegação alviverde para a Bolívia.
O Palmeiras trará o estrangeiro por empréstimo até o final da Copa Libertadores da América, com opção de compra após este período. O paraguaio defendeu na última temporada o Sol de América, quarto colocado do Torneio Clausura, e marcou sete gols ao longo da competição.
"Trata-se de um jogador de movimentação, mas que também sabe fazer gol", destacou Toninho Cecílio, em conversa exclusiva com a reportagem da Gazeta Esportiva.Net no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. 'Ortigol', como foi apelidado pela imprensa paraguaia, possui 1,77m e 76 kg, tendo defendido em 2008 a seleção sub-23 de seu país.
GUARANI
São Caetano e Guarani jogam fora de casa para entrar no G4
Azulão pega o Mogi, e o Bugre enfrenta o Barueri, neste sábado
Paula Ab
São Paulo
Neste sábado, o São Caetano vai à casa do Mogi Mirim, às 19h10, no estádio João Paulo II, brigar por sua terceira vitória no Campeonato Paulista. O time está em quinto na tabela de classificação. Já o Guarani, do técnico Luciano Dias, está uma posição atrás do Azulão e enfrenta o Grêmio Barueri – oitavo colocado - na Arena, às 18h30m. Se vencerem, as duas equipes visitantes entrarão no G4.
No Azulão, o técnico Vadão não contará com o atacante Luan, que sofreu uma pancada na coxa direita contra o Marília na estreia no Paulistão. Marcinho e Cascata brigam pela vaga no ataque. Do lado do Mogi, Alexandre, que entrou no segundo tempo e marcou o gol da virada em cima do Paulista, deverá entrar como titular no lugar de Nando.
O confronto entre o time do ABC e o Mogi Mirim marcará o reencontro do treinador, agora no São Caetano, com seu ex-clube.
- Tenho muito respeito por todos lá. Passei 11 anos comandando a equipe e é muito bom ver o time de volta à elite do futebol paulista, ainda mais sob o comando de Rivaldo. Mas é melhor ele tomar cuidado, pois costumo dar sorte quando enfrento o Mogi - brincou Vadão.
Guarani e Barueri não terão mudanças. Todos os jogadores estarão à disposição dos treinadores. Toninho, comandante do Barueri, ressaltou a importância de conquistar a vitória diante da sua torcida.
- Sabemos que quem joga em casa tem a obrigação de vencer. Mas não podemos arriscar muito. Temos que jogar com responsabilidade e consciência. O Bugre é um adversário difícil. O time todo está bem.
Acompanhe a transmissão de Barueri e Guarani pelo SPORTV às 18h30m.
CONFRONTO DOS LANTERNAS
O Marília receberá o Botafogo-SP no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, também neste sábado, às 19h10m. Os dois times ainda não venceram no Paulistão. João Martins, técnico do anfitrião, mudará o ataque e a defesa da sua equipe. Na frente, Cláudio é a novidade no lugar de Robert. Já na zaga, Carlinhos deve estrear, pois seu companheiro Rodrigo Costa está suspenso por ter tomado cartão vermelho contra o Palmeiras, no último jogo. A outra alteração fica por conta do lateral Tiago Souza, que entrará na vaga de Mineiro.
Além das mudanças, o Marília tem uma dúvida: o goleiro paraguaio Antony Silva aguarda a resposta da Federação Paulista sobre a regulamentação de seus documentos. Se for liberado, deverá iniciar como titular no lugar de Giovani.
Já o treinador do Botafogo-SP, Artur Neto, não fará modificações. O time será o mesmo que foi derrotado pelo Corinthians, na última quarta-feira, por 2 a 0.
PONTE PRETA
Ponte x Verdão: ingressos à venda
Time se enfrentam no domingo, às 17h, no estádio Moisés Lucarelli
Já estão à venda os ingressos para a partida entre Ponte Preta e Palmeiras, neste domingo, pela quarta rodada do Campeonato Paulista. As duas equipes se enfrentam no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, às 17h. O valor para a arquibancada geral é de R$ 30 (R$ 15 meia-entrada).
Os torcedores poderão comprar os bilhetes em cinco postos de venda da cidade de Campinas: Estádio Moisés Lucarelli; Unidades Paineiras e Eulinas; loja Baby Calçados da 13 de Maio; e Loja Boleiros. Nas bilheterias do Majestoso, o horário de funcionamento será entre 9h e 18h. Nos demais pontos de venda, de 9h às 17h.
Serão vendidos 13.330 entradas, sendo 8.830 à disposição dos torcedores da Macaca e 4,5 mil serão destinados à torcida alviverde. A comercialização de ingressos será encerrada ao meio-dia de domingo (5h antes da partida) ou quando estiverem esgotados