12 de mai. de 2009

Dodô, 17 anos, rende R$ 17 milhões ao Corinthians e começa adaptação no Manchester United

Dodô, 17 anos, rende R$ 17 milhões ao Corinthians e começa adaptação no Manchester United






Por Luciano Borges

Dodô embarcou para a Inglaterra na tarde desta segunda-feira. Depois de acertar sua transferência para o Manchester United, o lateral-esquerdo vai treinar por duas semanas com os Diabos Vermelhos. Depois, retorna ao Brasil e continua sua rotina no Corinthians. A cada três meses, ele volta para a terra da rainha. Assim vai se acostumando com o novo clube.

“Como já tem brasileiros por lá, acho que vai ser mais fácil me adaptar. Nunca joguei com os gêmeos Fábio e Rafael, laterais do Manchester. Nem com o Anderson. Mas são brasileiros, né? E tem o Cristiano Ronaldo. Ele fala português. Vai ajudar”, afirmou.

Dodô vale €$ 6 milhões (cerca de R$ 17 milhões). Este é o valor que será pago pelo Manchester em fevereiro de 2010, quando o jogador de 1,80m de altura for definitivamente para o clube inglês. Hoje, ele recebe algo em torno de R$ 1,5 mil por mês. Tem contrato de profissional desde o ano passado.

“Eu comecei jogando no Cruzeiro de Belo Horizonte. Tinha 11 anos. Fiquei lá por três temporadas. Aí vim para o Corinthians. Estou lá desde 2007. O Cruzeiro me descobriu numa escolinha de futebol em Campinas, onde nasci. E decidi jogar no Corinthians porque fica mais perto da casa de meus pais”, disse.

Nas últimas 24 horas, Dodô teve pouco tempo na casa da família em Campinas. O pai Benê (supervisor de produção) e a mãe Maria de Lurdes (autônoma) viram o filho na noite de domingo, logo depois dele ter retornado do Chile.

“Foi o tempo de tomar café hoje de manhã e viajar para São Paulo. Peguei as instruções do que fazer na Inglaterra e já estou indo para o aeroporto. Se falo inglês? Não, mas o John – uma cara que vai me acompanhar – vai servir de intérprete”, falou.

Na cidade chilena de Iquique, Dodô conquistou o título de campeão sul-americano Sub-17. Ele tem 17 anos, completados há dois meses. Foi titular da seleção brasileira na campanha que terminou com a vitória, na decisão por pênaltis, sobre a Argentina.

“Fiz um gol contra a Bolívia. Sou um lateral que vou bem nas bolas altas e uso a velocidade. Você viu o gol da gente contra a Argentina? Viu o pique que eu dei com a bola saindo da defesa e indo até o ataque?”, perguntou.

Dodô já ganhou dois torneios internacionais com a camisa canarinho. Em 2008, participou de uma competição sub-16 em Los Angeles, Estados Unidos. Lá, ele chamou a atenção dos olheiros do Manchester United.

“Nunca joguei em estádio lotado. Só lá nos Estados Unidos, no torneio Sub-16, tinha bastante gente nas partidas. Assinei contrato de profissional com o Corinthians no ano passado. Mas até agora não pude participar de uma partida com a Fiel lotando”, constatou.

Nos quatro meses que se seguiram, Dodô acompanhou as conversas entre seu empresário – Wagner Ribeiro -, a empresa Traffic, o Corinthians e o clube inglês. Viu como foi acertada sua transferência, como vai ter que “estagiar” na Inglaterra até atingir a maioridade.

“Eles tem um projeto que deu certo com o Fábio e o Rafael. Os dois saíram do Fluminense e foram novos para Manchester. A gente vai se adaptando aos poucos. Nesta primeira vez, já vou conhecer como as coisas funcionam por lá. Se vou sozinho? Vou. Eu moro sozinho desde os 11 anos”, contou.

Dodô é fã de Cristiano Ronaldo. Está acostumado a ver as jogadas do atacante da Ilha da Madeira na internet e na televisão. Tem pouca familiaridade com o futebol de laterais como Roberto Carlos, Branco, Mazinho, Nilton Santos, Júnior ou outros que vestiram a amarelinha.

“Meu estilo de jogo é bem brasileiro, com técnica, habilidade. Mas me identifico com o jeito europeu, com força, pegada. Acho que vai dar para misturar essas duas escolas. Mas acho que o jeito brasileiro pode me ajudar a me destacar ainda mais no Manchester”, pensa.

Dodô, garoto do Corinthians e da seleção brasileira, não é o Dodô formado no São Paulo que, aos 35 anos, cumpre suspensão por doping. Trata-se de mais uma promessa do futebol brasileiro que vai embora antes mesmo dos clubes que o formaram (Cruzeiro e Corinthians) o apresentarem para a torcida.

“Todo jogador sonha em jogar na seleção e ir para um clube europeu. Estou fazendo isso. No ano que vem, eu me junto ao time principal do Manchester United. Vou jogar com os melhores do mundo. E não vou sentir: não sou tão garoto assim”, garante.
Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email

0 Comentários:

Postar um comentário

Ajude-nos a fazer esse humilde site crescer , deixe sua mensagem

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial