28 de fev. de 2009

Marketing sem rivalidade


A conversa não ficou apenas da boca pra fora. Corinthians e Palmeiras alinham estratégias para promover um dos maiores clássicos do mundo, inclusive franqueá-lo como marca a ser explorada.

Como idéia principal, para o próximo clássico ainda não poderá ser devidamente explorada, pois não é possível compor e vender o chamado Naming Rights [Direitos sobre o Nome], porém outras ações estão sendo promovidas. O Clássico ganharia uma "marca", cujo o valor negociado seria dividido entre os clubes.

Para este jogo, a camisa de ambos os times terão um logotipo especial, mas ainda não serão comercializadas, mas as camisas de jogo podem ser leiloadas e a renda revertida para alguma entidade assistencial.

Na conversa que mantive com alguns envolvidos no projeto, não está descartada promover também a paz entre as torcidas, com ações envolvendo a presença de jogadores adversários treinando [apenas como demonstração], como por exemplo, o Goleiro Marcos treinar na Fazendinha por uma tarde e o atacante Ronaldo fazer o mesmo no Parque Antarctica, bem como levar o elenco todo para uma visita na casa do adversário ou encontrar-se em algum local para promover algum tipo de ação conjunta.

Camisetas, bonecos, canecas e todo o tipo de "rivalidade do bem" estão em pauta para a comercialização. Uma idéia bacana foi a de comercializar painéis e quadros com pontos de vista que durante a partida seria impossível registrar, como o momento do chute do atacante do Corinthians e uma ponte do goleiro Palmeirense clicada praticamente atrás da bola ou até outros itens que possam relacionar o derby como uma disputa sadia.

E as organizadas? Bom, também foi alvo da discussão, pois foi mostrada que a participação deles poderia mudar a imagem de grupo marginal, mas mesmo sob a ressalva de ambos, a paz e a boa convivência acabam por falar mais alto, assim ações entre as organizadas também não estão descartadas.

O Palmeiras vai à contra-mão do que o São Paulo resolveu adotar como "estratégia". Enquanto a diretoria do São Paulo limita os ingressos e trata o adversário com desprezo e egoísmo, oferecendo apenas 10% dos ingressos, local sem privilégio algum e dividido por vidros e paredes de concreto ilegais, a diretoria do Palmeiras ofereceu praticamente 50% do estádio, ao levar o derby para Presidente Prudente, além de servir ao Corinthians, 30% da renda.

Tal atitude mostra que as diretorias e o marketing dos clubes estão conversando. Resta aguardar a próxima partida do Campeonato Brasileiro para realmente observar estas ações e qual será o efeito delas entre as torcidas e o que o mundo observará sobre isso.

Por fim, a idéia que particularmente eu achei bárbara, foi a de levar o Derby para fora do Brasil, um amistoso entre Corinthians x Palmeiras no Emirates Stadium, no Rose Bowl ou no Emirados Árabes, tanto faz... poderia ser até na La Bombonera ou Maracanã que já seria pra lá de interessante!
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